Como cuidar de peixes platis

Olá a todos os apaixonados por pets! Hoje vamos falar de peixes platis, pequeninos peixes famosos de aquário! 

como cuidar de peixes platis

Informações gerais:

- Os peixes platis são dóceis e nada tímidos. Se reproduzem facilmente e são bem coloridos. Muitas vezes é usado como alimento para peixes maiores, e adoram a companhia de outros peixes da mesma espécie.

- O aquário deve ter um filtro, um aquecedor e também pedras. Lembre-se da regra de para cada 3 cm de peixe o ideal é ter 4L de água. (Platis alcançam no máximo 5 cm).

- O pH da água deve estar entre 7.0 e 7.2, com dH de 6 a 10. 

- A temperatura do aquário deve estar entre 25º e 30ºC, sendo 27º a ideal. 

- Troque 25% da água do aquário semanalmente. Fique atento na hora de trocar de filtros, isso fará com que o aquário passe por um novo ciclo e isso pode matar os peixinhos. Faça essa troca uma vez ao mês. Se ver que a água está turva, troque 20% dela com uma frequência maior, até que o aquário esteja limpo.

- Quando chegar com os peixes em casa, deixe a sacolinha dentro do aquário para eles se acostumarem com a temperatura do aquário por cerca de 15 minutos. Com uma rede, você colocará eles dentro do aquário. É importante não misturar a águas, em caso de ter doenças nela.

Alimentação:

- Os platis são peixes onívoros e por isso comem diversas coisas diferentes, aqui estão algumas opções: ração em flocos, artêmia salina, tubifex, dáfnias, vegetais (espinafre cozido e alface cru).

Reprodução:

- O ideal é ter duas fêmeas para cada macho. A gestação dura de um mês a quatro. Geralmente nascem de 10 a 30 alevinos. Cuidado para que eles não sejam devorados pelos pais, pois eles nascem bem pequeninos. 

- Se não deseja crias, o ideal é ter somente um gênero, mas isso pode deixar os machos tensos e as fêmeas estressadas. Tome cuidado quando comprar as fêmeas, pois elas podem estar grávidas. 

- Os filhotes precisam ser criados separadamente, e aerar com filtro de espuma e se desejar não usar filtro, trocar 100% da água toda semana e observar se a temperatura está igual. Não use filtro elétrico, pois pode sugar os filhotes.

- Eles devem ser alimentados com ração em pó fino ou uma ração especial para filhotes, dado de 3 a 4 vezes por dia. Comidas frescas como larvas de camarão são uma ótima opção. 

- Quando atingirem de 1 a 2 cm já podem se juntar aos outros peixes, mas cuidado com a superlotação. 

Espero que tenham gostado da postagem e vejo vocês na próxima! Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas