Como cuidar de furões
Olá a todos os apaixonados por pets! Hoje vamos começar a semana dos pets exóticos com os famosos e fofos furões!
Cuidados gerais
- Os criadouros desses pets são poucos e por isso são um pouco mais caros - em média R$1.000, e vivem de 4 a 6 anos. Normalmente vêm castrados e importados com chip de identificação. Por isso, sempre procure um criadouro legalizado.
- Ferrets, como são conhecidos, adoram roubar coisas e ficar em lugares pequenos como atrás da geladeira, máquina de lavar-roupas, etc. Portanto, nunca deixe fios elétricos a mostra, pequenos objetos que podem ser engolidos e outros que podem ser roubados e escondidos pelo pet.
- Os furões ficam em gaiolas mas não por muito tempo. Ofereça brinquedos, um comedouro e bebedouros fixos para que ele não vire, e uma caixa de areia especial para ele (já que o pó da caixa de areia de gato pode ser prejudicial a ele). Uma coleira, uma caixa de transporte e um peitoral são indicados para passeios fora de casa.
- Os furões se acostumam a rotina do dono, então não se preocupe quando for sair de casa. Ele pode ir dormindo até o dono chegar, e adorará brincar quando acordar.
- As gaiolas normalmente têm dois andares e um lugar para pendurar na parede. Um canto escuro é essencial para servir de "quarto" para o pet. Toalhas e tecidos são perfeitos para fazer um ninho.
- Os furões são bem carentes então dê atenção a ele sempre que puder. São bem brincalhões também. Não costumam ser agressivos e portanto não mordem ou arranham. Podem até fazer isso quando estiverem brincando, mas não vai doer.
Alimentação
- Os furões são carnívoros e precisam de gordura animal. Existem rações específicas para sua espécie, mas são difíceis de encontrar no Brasil. É essencial procurar um veterinário para saber o que deve dar a ele.
- Alimentos que são boas opções além da ração são petiscos especiais, pedaços de pão e frutas. Evite alimentos a base de peixe e ricos em grãos e e vegetais. Nunca dê doces, chocolate ou sorvete.
- Comprar muita comida é desnecessário e vai estragar. Mudanças bruscas na alimentação podem ser prejudiciais ao pet, portanto acostume-o a uma dieta equilibrada desde filhote.
- A água é indispensável e deve ser trocada diariamente.
Higiene
- Os ferrets são naturalmente limpos, apesar do não tão bom odor natural. Uma bacia de água já é o suficiente para se refrescar. Banhos completos devem ser dados a cada três meses com um shampoo natural para ele não perder o óleo natural do pelo. Tenha cuidado com olhos e ouvidos, as partes mais sensíveis.
-Corte regularmente as unhas de seu furão, e escove seus pelos também.
- A gaiola, comedouro e bebedouro devem ser limpos regularmente para evitar fungos e bactérias, principalmente os dois últimos. Jamais deixe comida estragada ou água velha.
Saúde
- Os furões precisam de vacina nos primeiros três meses de vida. Raramente ficam doentes, mas pode sim adquirir alguma doença. A vacina contra cinomose é dada na 8ª, 10ª e 14ª semana de vida. Já a antirrábica é dada da 12ª a 16ª semana.
- Os problemas de saúde que podem aparecer são: vômitos, tosses, espirros, estranhezas na urina e nas fezes, orelhas coçando e balanço frequente da cabeça, mudanças de pelo e pele, pelo mais grosso que o habitual.
- Tenha uma rotina e uma dieta equilibrada para o pet. Assim vai ajudá-lo a evitar um monte de doenças.
- Leve-o sempre ao veterinário mesmo não estando doente, apenas para checagem.
Espero que tenham gostado da postagem e vejo vocês na próxima! Até mais!
Comentários
Postar um comentário