Como cuidar de canarinhos

Olá a todos os apaixonados por pets. Hoje é o segundo dia da semana de pássaros domésticos, desta vez, vamos falar sobre os canarinhos! 

cuidados com canarinho

- Para a gaiola, escolha uma de no mínimo 30-50 cm de largura e 35 de altura, de preferência que também tenha fundo duplo e de formato retangular para facilitar a limpeza. Isso se houver apenas um pássaro.

- Os comedouros e bebedouros devem estar sempre limpos e livre dos excrementos do pet. O canário costuma tomar banho várias vezes, por isso, tenha uma banheira na gaiola e troque a água regularmente. 

- O lugar ideal para deixar a gaiola é num lugar fixo. Longe da exposição ao sol direta e correntes de ar. Caso coloque-a no interior da casa, deixe longe de outros pets e num lugar bem arejado. Se deixar no exterior, que não fique diretamente exposta ao sol e à altas temperaturas. A temperatura ideal é entre 20 e 30º.

- A alimentação do canário consiste em sementes. Uma mistura de alpiste, milho, aveia e linhaça. Há varias opções em petshops com a quantidade adequada. 

- Você pode também oferecer frutas e verduras variadas, ao mínimo duas ou três vezes na semana. Evite o abacate, que é tóxico para eles. 

- É necessário  facilitar  o lixar o bico e das unhas. Para isso, existe o osso de sépia que é uma fonte de cálcio. 

- Sempre retire restos de comida que ficaram na gaiola. 

- Fique atento se seu canarinho tiver uma dessas atitudes: parar de cantar ou perder penas fora de época, a mobilidade for menor do que a habitual, olhar triste, parar de comer, apresentar remelas ou inchaço nos olhos e sua respiração for mais forte do que o habitual e respirar com o bico aberto (hiperventilando). A qualquer sinal desses sintomas, leve-o a um veterinário.

- Há três fases que um canarinho passa: a da cria, da mudança de penas e de repouso. 

- Na mudança de penas, os machos podem deixar de cantar e a alimentação deverá ser mais reforçada para ele ter mais energia para lidar com a mudança das penas.

- Na de repouso, há uma melhora no canto e nas penas. Desenvolve-se de setembro a fevereiro.

- Na cria deve ser proporcionado um ambiente tranquilo e um ninho. Vai de dezembro a março. Se procriarem, a fêmea pode botar de 3 a 5 ovos. A incubação dura mais ou menos 15 dias e ambos os pais cuidam de seus filhotes.

Espero que tenham gostado da postagem e vejo vocês na próxima! Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas