Como cuidar de calopsitas

Olá a todos os apaixonados por pets! Hoje é o primeiro dia da semana de pássaros domésticos, começando com as calopsitas! 

- Tenha em mente que as calopsitas preferem ser criadas soltas, então fique atento caso tenha outro bichinho pela casa.

- Para a alimentação dela, há rações e sementes específicas; sendo que nunca deve ser só um tipo de semente. Geralmente é um mix de painço (em torno de 50%) e alpiste, aveia arroz e girassol (que podem ser divididos nos outros 50%). 

- Legumes e folhas indicadas são: almeirão, cenoura (ralada), couve-flor, rúcula, jiló, couve e abobrinha, que devem ser dados crus, já o cozidos e sem tempero são: milho verde, batata doce e sementinhas de abóbora. Frutas como mamão, maçã e melancia são ótimas opções também, assim como os ovos (bem amassados e cozidos).

- Os alimentos proibidos são: alface, alimentados fermentados, leite e derivados e agrião.

- Antes de ser domesticada a ave costuma ser barulhenta. Depois disso, fica calma e tranquila, mas ainda pode cantar, gritar, assobiar.


cuidados com calopsita

- Calopsitas são passarinhos bem carentes, portanto um companheiro é uma ótima companhia.

- Para a reprodução, pode começar desde o primeiro ano de vida, o mais recomendado é fazer de 2 a 3 ninhadas anuais. Os ninhos podem ser verticais (com até 40 cm de altura) ou horizontais. Tanto as fêmeas quanto os machos chocam. Cubra o ninho com aparas ou turfas para facilitar a reprodução.

- O acasalamento pode gerar de 4 a 7 ovos, e a incubação dura de 15 a 20 dias. Os filhotes devem permanecer com os pais até os 60 dias de vida.

- É importante limpar a gaiola e abastecê-la com água e comida sempre. 

- Qualquer comportamento estranho ou dúvidas, é sempre bom levar ao veterinário. 

Espero que tenha gostado da primeira postagem de pássaros domésticos! Vejo vocês na próxima! Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas