Como cuidar de tartarugas de aquário

Olá a todos os apaixonados por pets. O assunto de hoje é sobre tartarugas de aquário e como cuidar corretamente delas. 
- Começando com: tartarugas nem sempre são vendidas legalmente. Em alguns países chega até a ser proibido sua venda; portanto, tenha certeza que quando comprar sua tartaruguinha ela esteja saudável e que venha de um lugar confiável. Além disso, os custos com uma podem ser um pouco altos quando envolve alimentação, casinha, etc.

- As tartarugas que vivem dentro das casas precisam de um grande aquário, cem média de 2/3 do aquário devem ser de água e 1/3 de terra (isso pode depender da espécie). Elas também precisarão de uma lâmpada que substitua o papel do sol para que elas possam descansar e deitar (elas precisam ser expostas ao sol 12h por dia) . O tanque deve ter entre 80º C durante o dia e 70º C à noite. Um cálculo que pode ajudá-lo(a) é este: 40L de água para cada 2,5cm do animal.

- Tartarugas são seres de sangue frio (ectodérmicos), ou seja, sua temperatura corporal é alterada pela temperatura do ambiente atual. Se o aquário dela ficar em um ambiente muito fechado, recomenda-se usar uma lâmpada normal e outra ultravioleta que fornece D3, vitamina obtida na luz solar. 

- Para a decoração, será necessário cascalho para o substrato, ilhas (caso o bichinho esteja acima do peso), pedras ou outro material para que a tartaruga possa descansar.

- Tartarugas de aquário são mais carnívoras que as terrestres, opte por camarão de água doce, lagostim, gafanhotos, caramujos, caracóis, minhocas, grilos, etc. Verduras, legumes e frutas também podem ser incluídos na dieta do animal (com exceção de espinafre, bananas ou alface iceberg). As carnes, é claro, não podem ser fritas e nem conter muita gordura. Corte em pedacinhos os alimentos. Elas não precisam comer todos os dias (uma ou duas vezes por dia, em média, mas não obrigatório), a não ser que o especialista peça. Lembrando que tartarugas podem morder, então não aproxime suas mãos perto demais desses pets. Recolha sempre o que cair ou sobrar de alimento no aquário. Isso pode causar mal cheiro e apodrecer a água, por isso, retire tudo a cada dois dias)

- Peixes como peixinhos-dourados, ciclídeos, lebistes e caramujos são uma ótima companhia para seu pet (os dois últimos podem servir de alimento para o pet). Evite totalmente peixes como o bagre. Para trocar a água do aquário, retire 25% dela semanalmente. A retirada de todo o líquido pode tirar as bactérias que são necessárias para esse ambiente (assim como o filtro; enxágue-o somente com água da torneira limpa). Os produtos usados devem ser para tirar o cloro, a cloramina e o flúor da água da torneira. Use um ativador biológico de qualidade. 

-Troque a água da vasilha todos os dias, para que a água de seu bichinho esteja sempre limpa e livre de impurezas.

- Retire as fezes da tartaruga todos os dias com uma pá. 

- Lavar bem as mãos antes e depois de pegar na tartaruga é importante, visto que elas podem transmitir inúmeras bactérias incluindo salmonela.

- Espere ao menos 3 semanas para pegar seu bichinho no colo. Tartarugas são tímidas e podem ser agressivas se não estiverem se acostumando com o ambiente. Se caso a tartaruga morder, deixe-a por mais uma semana ou duas. Se a mordida abrir um corte, consulte um médico. 

- Pode não parecer, mas tartarugas também precisam brincar. 

Espero que tenham gostado desse post e eu vejo vocês no próximo! 

Comentários

Postagens mais visitadas