Como cuidar de peixinhos betta

Olá a todos os apaixonados por pets. Hoje darei algumas dicas e informações sobre nossos pets com caudas exuberantes: peixes betta! 
Para começar é necessário saber que peixinhos betta não são a única espécie de peixinho que pode viver em um aquário de água doce. São 10 espécies mais conhecidas e conforme o tempo for passando eu farei postagens sobre todas essas!
- Infelizmente, peixes betta são conhecidos por sua agressividade, portanto, não podem viver num mesmo aquário com outras espécies, outros bettas e até mesmo fêmeas. Já as fêmeas, são menos agressivas e até podem vivem com outras espécies. 

- O custo e manutenção de um betta é baixo, pois não precisa de movimentação na água (ou pouca, no máximo), pouco oxigênio e sem obstáculos. Seus aquários são conhecidos como beteiras.
- O ideal dessas beteiras é entre 6 a 30 litros, que não tenha mais 30cm de altura e de vidro plano. Caso queira, você pode instalar um filtro externo ou um termostato com aquecedor.
- O local onde o aquário ficar não deve ficar exposto ao sol, a chuvas, frio intenso e cheiros muito fortes como de tinta, gordura e fumaça.
- Na hora de colocar o peixe no aquário, pode-se colocar água da torneira (não utilize água mineral) e pingar umas gotas de condicionador de água.
- Não alimente o peixinho logo no primeiro dia. Ele pode estar estressado e por isso, deixe para o dia seguinte. Neste, jogue de 1 a 3 grãos e veja o que o peixe faz. Se comer rapidamente, dê mais 4 grãos e aguarde. Faça isso uma ou duas vezes diariamente. Pode ser que ele não come nem no segundo dia, mas isso não é problema. Problema será caso ele apresentar manchas, pintas brancas ou parecer "empoeirado". A perda da cor ou a descamação de alguma parte do corpo pode ser sinal de alguma doença.
- Não suje o aquário com comida. Por isso deve ser alimentado em mínimas quantidades e pitadas. Caso isso aconteça, a ração pode apodrecer e afetar a qualidade da água, visto que a beteira não possui filtro. Se o peixinho não comer tudo o que você jogou, pegue uma rede e retire os restos de alimento o mais rápido que puder.
- A água da beteira deve ser trocada semanalmente ou a cada 10 dias. Para fazer a manutenção, jogue metade da água do aquário em outro recipiente que comporte tal volume de água e , com uma rede apropriada, pegue seu peixinho e o deixe nesse recipiente, enquanto isso, jogue a água que restou da beteira e limpe os cascalhos do fundo (apenas com a água de torneira, sem sabão). Encha o aquário com a mesma quantidade que estava antes, na metade, e pingue umas gotas de condicionador, esperando 5 minutos em seguida. Veja se a água não está com temperatura muito diferente da do recipiente em que está o peixe. Após isso é só jogar a água desse recipiente e o peixe de volta para a beteira. Não troque toda a água do aquário, isso pode causar choques de pH e temperatura ao peixe. E também nunca encha muito a beteira, isso pode ajudar o peixe a pular fora do aquário.
- Caso apareça bolhas na superfície da água, isso quer dizer que seu peixe fez um "ninho de bolhas" e isso é completamente saudável. Com isso, apenas troque parcialmente a água.
- Fique atento a qualquer alteração brusca de temperatura na sua cidade, variações de 2 graus num mesmo dia, ou temperaturas acima de 30 graus e menores que 22 graus. Em caso de temperaturas baixa, você deve adquirir um aquecedor com 1, 2 ou 5 Watts para aquários pequenos. A partir de 5L é recomendado um termostato com aquecedor, este é usado em torno de 0,5 a 1 W por litro. Temperaturas muito altas podem matar seu peixinho.
Para o betta fazer exercícios, você pode colocar um espelho do lado de fora de 15 a 20 minutos diários, isso fará com que o peixe ache que há companhia e por isso, estimula sua agressividade e libido. Mas não ultrapasse esse tempo, pode deixar o peixe estressado.
- Caso uma pessoa não orientada ou crianças pequenas entrarem em contato com seu peixe e alimentá-lo demasiadamente, é necessário limpar o aquário totalmente, ou seja, a água antiga não será reaproveitada, a menos que você já tenha um segundo aquário preparado para receber um peixe beta para deixá-lo enquanto você limpa o primeiro. Para fazer este procedimento, você deixará um pouco da água velha em um recipiente menor que o aquário e colocará o peixe lá. Tire toda a água da beteira e limpe com água de torneira e sem sabão. Coloque água nova e algumas gotas de condicionador e coloque o recipiente menor no aquário para que o peixe se acostume com a temperatura da nova água, e então, pegue uma redinha e coloque ele no aquário novamente. 
- Para uso de medicamentos, dilua uma gota em um litro de água para evitar uma overdose. Uso de medicamentos são raros para bettas, então use somente em caso extremo e necessário. Para evitar parasitas e fungos, coloque uma pedra pequena de sal grosso por litro d'água. 
- Para reprodução, procure um criador experiente ou revista especializada. 

Espero que tenham gostado da postagem sobre peixes betta e vejo vocês na próxima postagem! Até mais! 

Comentários

Postagens mais visitadas