Como cuidar de hamsters
Olá a todos os apaixonados por pets! Nossos cuidados sobre pets de hoje são dos parentes de porquinhos-da-índia e coelhos, os famosos hamsters!
- Para a gaiola, é necessário ter em mente que o hamster fica boa parte de seu dia dentro da gaiola, portanto o tamanho em média é de 60cm por 40cm, as com arame galvanizado que possuem uma boa ventilação e permite interação com o pet.
- Ela não pode ficar exposta ao sol. O melhor é colocá-la em uma área segura, em um lugar um pouco acima da temperatura e bem ventilada (evite colocar muito perto de janelas), já que os hamsters preferem temperaturas mais altas. E é claro, longe de outros pets que possam incomodá-lo ou estressá-lo.
- Para forrar a gaiola, utilize álamo ou papel higiênico. Evite algodão e raspas de madeira de pinho e cedro.
- Deve ter sempre seu bebedouro limpo e com bastante água, no formato de mamadeira com bico de inox). Um comedouro (de preferência de metal e pesados para o bichinho não vire), uma rodinha para o hamsters fazer seus exercícios diários, uma casa ou túnel para ele descansar/dormir, substrato e outros materiais não tóxicos, e folhas secas ou feno indicadas pelo profissional de confiança.
- Para a alimentação, prefira rações ou grãos como refeição básica e principal, e como suplemento uma mistura de sementes. A comida deve ser dada diariamente, em pequenas porções. E é claro, sempre tire os restos que o bichinho não comeu. O hamster pode acabar comendo comida estragada.
- O pet gosta de comer alimentos duros para ajudar a roer, então dê petiscos de duas a três vezes na semana com frutas, legumes e palitinhos mastigáveis feitos para isso vendidos em pet shops.
- Jamais dê comidas industrializadas e alimentos como cebola, alface americana, amêndoa, feijão, batata, frutas com sementes e frutas cítricas, tomate, cebolinha, berinjela, temperos alho-poró e alho.
- Caso queira pegá-lo no colo, tenha certeza que ele se acostumou ao ambiente. Chame-o aos poucos caso fique muito tempo em sua casinha, ofereça um pouco de comida e lhe faça um carinho entre as orelhas enquanto ele come.
- Se o pet recusar seu contato, deixe-o por alguns minutos e tente novamente. Não atrapalhe-o enquanto dorme, o período para o hamster se acostumar é de três semanas, mais ou menos.
- Hamsters raramente ficam doentes, caso note espirros, queda de pelos, perda de apetite, cauda molhada, diarreia e pelagem mal tratada, pode significar doença, então leve-o ao veterinário a qualquer um desses sintomas.
- Para a limpeza da gaiola, retire o hamster e deixe-o em um lugar seguro (pode ser uma caixa plástica, só para evitar que fuja). Use detergente/sabão neutro e água na hora da limpeza. Lave muito bem e deixe secar natural e completamente. Troque o forro. Para limpar o comedouro e bebedouro é necessário limpar mais vezes na semana e com uma esponja e produtos neutros.
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês no próximo! Até mais!
Muito obrigado tava precisando
ResponderExcluir