Como cuidar de coelhos domésticos

Olá a todos os apaixonados por pets! Hoje darei algumas dicas e curiosidades sobre coelhos domésticos. Vamos começar!

- Primeiramente, é necessário criar um viveiro para o pet. Uma gaiola de acordo com seu tamanho, em média 1,2 metro de largura e 0,6 metro de altura e deve ter o fundo sólido. Lembrando que o conforto é essencial. 


- O coelhinho deve permanecer em média de 8 a 12 horas fora da gaiola, para que ele possa brincar e correr livremente. 

- Caso ele e a gaiola fiquem no jardim fora de muito contato com os donos, é preciso providenciar um segundo coelho. Esses pets são muito sociáveis e precisam de uma companhia. É claro que se você quiser evitar filhotes, castre os dois, o preço pode variar de acordo com a região. Nas fêmeas, a partir de quatro a seis meses de vida. Nos machos, a partir do terceiro.

- Forre a gaiola com feno (de capim ou erva-dos-prados) ou serragem de pinho ou qualquer outra madeira macia, para que o coelho tenha seu próprio ninho.

- Deixe sempre uma madeira não tratada para que ele possa roer, isso ajuda na dentição.

- Deixe a gaiola em um ambiente não perigoso para o pet ou coloque uma grade na porta de um cômodo que haja a possibilidade do pet danificar os objetos. Ele pode roer fios elétricos ou engolir pequenas coisinhas. Deixe longe também de produtos químicos ou plantas tóxicas.

- Uma caixinha de areia é essencial. Pode ser aquelas que usamos para os gatinhos, é só forrar com jornal e feno ou alguma areia para coelhos. 

- Um esconderijo faz o coelhinho se sentir protegido, de preferência, faça um de papelão, assim o pet pode inclusive brincar e morder. 


cuidados com coelhos

- A alimentação do coelho consiste em feno, Bromus e aveia. Para filhotes e coelhas grávidas, alimente com ração de alfafa e feno para que dê energia suficiente para essa fase da vida. Cuide bem da dieta desse pet, até os seis meses, coelhos podem comer quanta alfafa quiserem, porém, a partir daí deve-se criar um limite. 

- Dê uma dieta com somente o necessário (como fibras e proteínas). Para cada 2,3kg de massa corporal, é 1/8 de xícara de chá de alimento. Vegetais e frutas são uma ótima opção também. As frutas (maçã, mirtilo, morango e banana) devem ser oferecidas apenas ocasionalmente, pois são muito doces, assim como a famosa cenoura. Espinafre, couve e nabo são ingredientes que devem estar na dieta, principalmente hortaliças que ajudam no processo digestivo. Um coelho adulto precisa de 2 xícaras de chá de vegetais diariamente.

- Água nunca é exagero. Limpe sempre o recipiente para evitar bactérias e germes.

- Providencie brinquedos.

- Tenha em mente que o coelho precisa se acostumar ao novo lar. Espere ele criar confiança para brincar com ele. Comece com uma conversa. 

- Outros pets como cães, gatos e aves de rapina NÃO devem permanecer perto dos coelhos. 

- A gaiola devem ser limpa semanalmente. Jogue o feno ou a serragem usados, lave a gaiola com água quente e sabão, enxague, deixe secar e coloque um novo forro. 

- A caixa de areia também, com uma solução de 10% de água sanitária e 10% de vinagre branco, pode ser necessário um removedor de crostas devido ao caráter alcalino da urina do bichinho. Providencie mais de uma caixa, assim ele não ficará sem um banheiro enquanto estiver lavando a outra caixa.

- Um banho a cada um ou dos meses já é o suficiente, apenas em casos que o coelho esteja demasiado sujo, compre um shampoo de coelhos adequado e dê um banho. A pelagem deve ser escovada a cada um ou dois dias. 

- Leve-o ao veterinário no mínimo uma vez anualmente. A vacina contra doença hemorrágica viral é feita por ano e a mixomatose por mês. Claro, de acordo com a região em que você mora, uma vacina é recomendada. Não é necessário dar todas as vacinas possíveis ao pet. Qualquer mudança brusca na atitude do seu bichinho pode ser um sinal de algo mais grave. 

- Unhas devem ser cortadas a cada um ou dois meses, depende de quão ativo o coelhinho for.

Espero ter ajudado e vejo vocês na próxima postagem! Até mais!


coelhos domésticos



Comentários

  1. Olá bom dia tenho três Coelhos gostaria saber qual ração boa pra eles

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas